Alquimia


Alquimia
Espero com essa página trazer algumas curiosidades a respeito da ciência e misticismo. Os primeiros cientistas por serem perseguidos pela igreja, que os taxava de hereges, tinham rituais e códigos para que suas pesquisas não fossem descobertas, estou falando dos alquimistas. Que impregnado de misticismo tornavam seus experimentos e exercícios, verdadeiros sacerdócios. A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas, pitagóricas, platônicas, estóica, egípcias e orientais. A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Obteve grande êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal. Os preceitos e axiomas alquímicos encontram-se condenados na misteriosa “ Tábua Esmeraldina”(a esmeralda era considerada como a pedra preciosa mais formosa e mais cheia de simbolismo: a flor do céu), um dos quarenta e dois livros da doutrina hermética atribuídos a Hermes Trimegisto. Com isso muitos alquimistas se separavam da sociedade, formando seitas secretas e seu engajamento era feito através de juramentos:
Eu te faço jurar pelos céus, pela terra, pela luz e pelas trevas; Eu te faço jurar pelo fogo, pelo ar, pela terra e pela água; Eu te faço jurar pelo mais alto dos céus, pelas profundezas da terra e pelo abismo do tártaro; Eu te faço jurar por Mercúrio e por Anubis, pelo rugido do dragão Kerkorubos e pelo latido do cão de três tetas, Cérbero, guardião do inferno; Eu te conjuro pelas três Parcas, pelas três fúrias e pela espada a não revelar a pessoa alguma nossas teorias e técnicas”.
Devido às suas origens, a alquimia apresentou um caráter místico, pois absorveu as ciências ocultas da Mesopotâmia, Pérsia, Caldéia, Egito e Síria. A arte hermética da alquimia já nasceu em lenda e mistério. Os alquimistas usavam fórmulas e recitações mágicas destinadas a invocar deuses e demônios favoráveis as operações químicas. Por isso muitos eram acusados de pacto com o demônio, presos, excomungados e queimados vivos pela Inquisição da Igreja Católica. Então nesta página iremos misturar descrença, misticismo, religião e ciências. E talvez com isso proporcionar desenvolvimentos tecnológicos ou desenvolvimento de nossos corações.
Um grande abraço: comentem, postem sugestões para discussão, conto com vocês:
Profengquimico
André C Pereira
25/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dilatação térmica - Turma Pinguirito.

  CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CEJA DE IMBITUBA Endereço: Rua Ernani Cotrin nº 737 – Imbituba/SC E-mail: cejaimbituba@sed.sc.gov.b...